CABEÇALHO DO PACOTE IPV4

Galera a figura acima mostra um protocolo IPv4 onde define muitos campos diferentes no cabeçalho do pacote. Estes campos contêm valores binários que os serviços IPv4 usam como referência ao enviarem pacotes através da rede.

Características básicas do IPv4:

    • Sem conexão – Nenhuma conexão é estabelecida antes do envio dos pacotes de dados.
    • Melhor Esforço (não confiável) – Nenhum cabeçalho é usado para garantir a entrega dos pacotes.
    • Independente de Meios Físicos – Opera independentemente do meio que transporta os dados.

Versão – Contém o número da versão IP (4).

Comprimento do Cabeçalho (IHL) – Especifica o tamanho do cabeçalho do pacote.

Tipo de Serviço – esse campo contém um valor binário de 8 bits que é usado para determinar a prioridade de cada pacote, roteadores que processam esses pacotes podem ser configurado para decidir qual pacote será encaminhado com base no valor desse campo

Comprimento do Pacote – fornece o tamanho total do pacote em bytes, incluindo o cabeçalho e os dados.

Identificação – usado principalmente para identificar unicamente os fragmentos de um pacote IP original.

Flag Mais Fragmentos – A flag Mais Fragmentos (MF) é um único bit no campo Flag usado com o Deslocamento de Fragmentos na fragmentação e reconstrução de pacotes. O bit da flag Mais Fragmentos é configurado, o que significa que ele não é o último fragmento de um pacote. Quando um host de destino vê um pacote chegar com MF = 1, ele examina o Deslocamento de Fragmentos para ver onde este fragmento deve ser colocado no pacote reconstruído. Quando um host de destino recebe um quadro com MF = 0 e um valor diferente de zero no Deslocamento de Fragmentos, ele designa este fragmento como a última parte do pacote reconstruído. Um pacote não fragmentado possui todas as informações de fragmentação iguais a zero (MF = 0, deslocamento de fragmentos = 0).

Flag Não Fragmentar – A flag Não Fragmentar (DF) é um único bit no campo Flag que indica que a fragmentação do pacote não é permitida. Se o bit da flag Não Fragmentar for configurado, a fragmentação do pacote NÃO será permitida. Se um roteador precisar fragmentar um pacote para permitir que ele passe para a camada de enlace de dados e o bit DF estiver definido como 1, o roteador descartará o pacote.

Deslocamento de Fragmento – Um roteador pode precisar fragmentar um pacote ao encaminhá-lo de um meio físico para outro que tenha uma MTU menor. Quando ocorre a fragmentação, o pacote IPv4 usa o campo Deslocamento de Fragmento e a flag MF no cabeçalho IP para reconstruir o pacote quando ele chega ao host de destino. O campo deslocamento de fragmento identifica a ordem na qual o fragmento do pacote deve ser colocado na reconstrução.

Tempo de Vida – O Tempo de Vida (TTL) é um valor binário de 8 bits que indica o “tempo de vida” restante do pacote. O valor TTL diminui em pelo menos um a cada vez que o pacote é processado por um roteador (ou seja, a cada salto). Quando o valor chega a zero, o roteador descarta ou abandona o pacote e ele é removido do fluxo de dados da rede. Este mecanismo evita que os pacotes que não conseguem chegar a seus destinos sejam encaminhados indefinidamente entre roteadores em um loop de roteamento. Se os loops de roteamento tivessem permissão para continuar, a rede ficaria congestionada com os pacotes de dados que nunca chegariam a seus destinos. A diminuição do valor de TTL a cada salto assegura que ele chegue a zero e que o pacote com um campo TTL expirado seja descartado.

Protocolo – O valor binário de 8 bits indica o tipo de payload de dados que o pacote está carregando. O campo Protocolo possibilita que a camada de rede passe os dados para o protocolo apropriado das camadas superiores, veja alguns exemplos de valores:
– 01 ICMP
– 06 TCP
– 17 UDP
– 2 IGMP

Checksum do Cabeçalho – O campo de checksum é usado para a verificação de erros no cabeçalho do pacote.

Endereço IP de Origem – O Endereço IP de Origem contém um valor binário de 32 bits que representa o endereço do host de origem do pacote da camada 3.

Endereços IP de Destino – O Endereço IP de Destino contém um valor binário de 32 bits que representa o endereço do host de destino do pacote da camada 3.

Opções – Há uma provisão para campos adicionais no cabeçalho IPv4 para oferecer outros serviços, mas eles raramente são utilizados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s